Dicas na Net Agora

Para a sua vida ficar mais fácil!!!!

Brasil lidera o ranking de cirurgia plástica entre adolescentes

A decisão tem que ser baseada em avaliação da maturidade física e emocional de forma individual. “Existe, nessa faixa etária, uma ‘competição’ pela beleza, perfeição. Cabe a nós, médicos, nos posicionarmos com firmeza se não for o caso de uma cirurgia. Os pais trazem os filhos, solicitando ajuda no sentido de dizer que não há a necessidade. A consulta é uma boa forma de saber”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Luciano Ornelas Chaves.

Público-alvo x redes sociais

Com distorções irreais de características faciais, as “selfies” causam um efeito que pode gerar um aumento nos pedidos de cirurgia plástica desnecessárias. É o que mostra um estudo recente publicado na Plastic & Reconstructive Surgery. Esta só é realizada diante de repercussões psicológicas importantes ou da não regressão total após esse período. A adolescência é uma fase de transformação, o caminho que liga a infância à idade adulta.

SOCIAIS

Outro ponto apontado pelo trabalho que influencia o crescimento de procedimentos estéticos é a excessiva quantidade de horas observando imagens milimetricamente editadas para atingir a “perfeição”. “A adolescência é uma fase na qual a autoestima ainda depende muito de uma boa aparência, logo, aparecer bem nas selfies torna-se quase que uma obrigação”, pontua Farinazzo. Isso leva o jovem a procurar formas de se sentir melhor e a cirurgia é uma delas”, acrescenta. Sem contar que os adolescentes estão cada vez mais informados e seguros daquilo que os incomodam e o que pode ser mudado. “Isso é influência de um mundo conectado e com grande disponibilidade de informação.

Peeling de fenol: quais são os riscos da técnica que matou paciente em SP

Em ambos os sexos surgem os pelos, mudam as dimensões faciais e a voz, mais marcante no sexo masculino. Ainda assim, esse tipo de ferramenta, somada aos famosos filtros, tem acelerado a corrida pelo bisturi. Rubez, entretanto, não acha que a idade é um fator eliminatório. Para o médico, várias questões devem ser levadas em consideração. A insatisfação pode esconder, na verdade, uma depressão, ansiedade e baixa autoestima”, adverte. Quando realizou o procedimento, pais de amigos criticaram a atitude da jovem.

O ideal é esperar até, no mínimo, os 17 anos, a não ser que os seios estejam muito grandes, impactando negativamente a coluna”, diz a cirurgiã plástica Marcela Scarpa. Uma pesquisa da SBCP mostrou que Brasília está entre as cinco cidades do país com maior número de realização de cirurgias plásticas. De acordo com o médico, um alerta importante tem relação com as câmeras dos celulares, que causam um efeito chamado Fish Eye, que distorce a imagem deixando o nariz, por exemplo muito maior do que é na realidade. A iluminação e o ângulo também são dois pontos importantes para uma boa foto e que podem influenciar na autopercepção.

O que motiva pessoas tão jovens a fazer cirurgia plástica?

“Tudo é uma questão do contraste entre a luz e a sombra e o ângulo escolhido”, afirma o cirurgião. “Tanto é que nas fotos que tiramos antes e depois das cirurgias, tudo tem de estar padronizado para poder ser comparado”. Uma vez que o início da puberdade não tem uma data única para acontecer, mas pode ocorrer dentro de um período de alguns anos, fica difícil estabelecer uma idade específica ideal para cada procedimento cirúrgico.

O país só perde para o México, enquanto o terceiro lugar pertence aos Estados Unidos. Muita gente falou que eu era muito nova, devia ter esperado, mas não tinha como meu nariz magicamente mudar e ficar bonito. Só quem tem complexo com alguma coisa entende a importância de corrigir. Em um site, Tirza descobriu que os seios cirurgia plastica valores crescem somente até três anos depois da primeira menstruação, então conseguiu a atenção da mãe. Elas procuraram a doutora Ivanoska Filgueira, quem só aceitou fazer o procedimento após parecer positivo de endocrinologista e de mastologista. Não existia nenhum tratamento hormonal, apenas o implante daria resultado.

Deve ficar muito claro que a cirurgia não tem utilidade para o emagrecimento, apenas para a redução de gorduras localizadas. Pacientes com sobrepeso ou obesidade têm que ser orientados a perder peso antes de qualquer decisão. Submeter jovens em fase de crescimento a esse procedimento apresenta risco de alteração do resultado final a longo prazo. Você já se perguntou o porquê das cirurgias plásticas e qual a sua importância? Podemos lhe dizer que as pessoas têm procurado estes procedimentos para um objetivo, sendo ele físico, como por exemplo a correção de algo indesejado, ou emocional, idealizando uma outra imagem que elevará a sua autoestima.

Durante esse período diversas mudanças acontecem, do ponto de vista psicológico, físico e social. “Os pacientes buscam na rinoplastia uma autoafirmação, assim como o implante de silicone”, pontua. Beatriz Malafaia lembra que, aos 14 anos, recorria a muita maquiagem e sutiã de enchimento para tentar esconder os “defeitos”. Os procedimentos que podem esperarSegundo a cirurgiã Marcela Scarpa, a adolescência é um período de crescimento que precisa ser muito bem avaliado. Para ela, a parte de maturação varia de pessoa para pessoa, depende de a puberdade ser mais cedo ou mais tarde – e, da mesma forma, alguns procedimentos podem ser feitos antes, outros não.

No caso das meninas, geralmente o que pega é a questão dos seios. Ou as jovens crescem muito, e a mama não desenvolve proporcionalmente, ou ficam muito grandes, e acontecem os casos de gigantomastia. O cirurgião aponta ainda que a rinoplastia é somente em casos excepcionais, e com indicação para meninas entre 15 e 17 anos, e, para meninos, entre 17 e 19 anos. Por fim, a ginecomastia e otoplastia podem ser realizadas sem grandes problemas.