Dicas na Net Agora

Para a sua vida ficar mais fácil!!!!
O papel dos vídeos educativos

O papel dos vídeos educativos

Ele trouxe consigo um vídeo, criado por ele mesmo, que mostrou um pouco de sua cultura, história e costumes. Nesta questão pode-se observar que existe um choque e informações, onde os entrevistados não corroboram com a resposta. A questão 14 traz o levantamento das dificuldades encontradas e, se existe, quanto ao uso das TIC e mídias no fazer pedagógico. Afirma que a TV simultaneamente tanto pode abrir janelas para o mundo, trazendo o que há de mais chamativo, entretendo e educando de maneira lúdica e prazerosa, como também pode ser algo que sirva como paralisante para as crianças, podendo deixa- las imóveis por um período longo. Rezende e Borges , relatam que a criança, por passar muito tempo em frente a TV, ela se torna uma consumidora da mesma, deixando de realizar ativi- dades e brincadeiras que são fundamentais para o seu desenvolvimento pleno. Eles ainda afirmam que, “[…] permanecendo várias horas a absorver como uma esponja tudo o que a TV apresenta, ante a redundância verbal do veículo, não lhe sobra al- ternativa que não a emudecida inércia” (REZENDE; BORGES, 1993, p. 21).

Durante a edição é possível vivenciar um tempo e espaço para cortar, recortar e intercalar diferentes planos e ângulos, todos eles realizados pelo grupo de estudantes, o que promove a já citada independência para a criação audiovisual. Essa edição modifica o tempo e o reinventa no universo simbólico do espectador. Incorporar o dia a dia dos usuários nos vídeos tornará o aprendizado muito mais real. Analisar produtora de vídeo especializada materiais encontrados em sites, linkar uma série de TV ou um filme com o tema apresentado é uma forma de se aproximar com quem consome seu conteúdo. Por isso, é super importante estar de olho nas tendências do momento. Em um vídeo educacional para aulas de História, por exemplo, séries que falam sobre vikings ou filmes sobre a realeza são ótimas para tratar de acontecimentos históricos importantes.

Também é embaixador do YouTube EDU, com o objetivo de inspirar professores a produzirem e utilizarem videoaulas. Esses dados nos reportam a questão nove, em que os professores dão sugestões para que seja montada uma videoteca na escola, com materiais especializados, que tenham equipamentos necessários para atender a demanda de professores. Nesse espaço é apropriado que tenha um profissional especializado em mídias, para dinamizar essa videoteca e promover informações a acerca do seu uso. Esse fato impediu que no início do ano letivo de 2009, o quadro funcional estivesse completo.

O que é um vídeo educacional?

Os meios audiovisuais por si só, já encantam a todos com as suas reflexões, é como entrar em espaços que nos levem a sonhar, refletir, seduzir nossas emoções para um melhor entendimento dos fatos. “Chama-se hoje vídeo a toda mensagem audiovisual registrada em fita, desde gravações de programas de TV e filme através de videocassetes a mensagens produzidas em câmeras de vídeo por amadores”. Desde invenção da TV e durante alguns anos, os programas televisivos eram transmitidos ao vivo.

NUTES: CRIAÇÃO E OS PRIMEIROS DEZ ANOS

Essa relação com a tecnologia irá afetar a metodologia de ensino do docente, as aulas deverão ser diversificadas buscando um melhor entendimento por todos os alunos. Muitos professores resistem a inserir a tecnologia em seus métodos de ensino, seja por insegurança, seja por medo de serem substituídos ou perderem valor com o incremento dos dispositivos tecnológicos em sala de aula. É interessante para o aluno ter este primeiro contato com as câmeras instigando-o a pensar o cinema e a arte. Percebe-se, nas cidades do Rio Grande do Sul que trabalham com a PVE uma ação diferenciada ao se apropriarem da linguagem audiovisual na realização de curtas-metragens de ficção e documentários, demonstrando preocupação em criar uma linguagem narrativa.

Porém cabe o professor levar o aluno a desenvolver o olhar crítico sobre aquilo que assiste. O texto audiovisual pode ser usado como estratégia para trabalhar as informações pertinentes a um determinado assunto ou especificamente a linguagem que está sendo utilizada no próprio material. Existem inúmeras possibilidades no desenvolvimento das atividades curriculares, e uma dela é a possibilidade do uso da TV/vídeo.

Inscrição e Seleção

Acredita-se que os cursos de licenciaturas podem abrir espaço para que a produção de vídeo estudantil seja debatida em pesquisas e, num futuro próximo, fazer parte do currículo regulamentar das instituições. A PVE é um meio através do qual o aluno tem vez e voz, podendo mostrar o seu universo simbólico. Portanto, defende-se que a academia tem o papel de reconhecer e validar a produção de vídeo no contexto escolar como uma ação pedagógica e como uma metodologia ativa desse processo. Atualmente, é crescente o número de teses e dissertações que debatem a questão pedagógica da PVE, trazendo essas discussões para o espaço acadêmico. É claro que para aprimorar o nosso conhecimento temos que ser eternos pesquisadores e criativos diante das questões educacionais para que possamos levar o nosso aluno a aprender algo que seja significativo para a sua vida.

No primeiro momento, para fundamentar e sustentar esta pesquisa reali- zou-se uma análise bibliográfica acerca das obras que continham o assunto TV e vídeo na educação infantil. O motivo de a autora ter escolhido este tema, é de investigar se osprofissionais da educação do NEI Maria Salomé utilizam a mídia TV e vídeo de forma pedagógica. Busca-se com este trabalho, verificar o uso das TV e do vídeo na prática pedagógica da instituição de ensino educacional do NEI Maria Salomé dos Santos.

Que, aliás, tem um formato próprio, diferente daqueles que encontramos nos textos lidos. O mais interessante, em relação às vídeo-narrativas, é perceber que não temos duas linguagens (som e vídeo) sobrepostas, mas uma soma que acaba produzindo um resultado extra, original e poderoso, em especial para a educação. As vídeo-narrativas se inspiram na liguagem dos documentários.Os vídeos narrados (ou vídeo-narrativas) usam duas linguagens poderosas – a sonora e a visual – para transmitir sua mensagem.