Entenda as diferenças entre os principais tipos de Arquitetura
O projeto comercial é o ramo da arquitetura que desenvolve projetos para espaços comerciais, como lojas, quiosques, bares, restaurantes, escritórios, hotéis, e todo tipo de estabelecimento. É importante o arquiteto diferenciar-se nos detalhes, para um projeto e consequentemente negócio de sucesso. Os projetos comerciais debruçam-se principalmente em construções ou remodelações de lojas, centros comerciais ou outros empreendimentos semelhantes. Neste tipo de arquitetura deve ser tido em conta as necessidades como estacionamento, áreas para o armazenamento de mercadorias, a circulação, o projeto projeto luminotécnico, entre outros.
Portanto, mais do que ser um estilo de arquitetura, o modernismo era uma atitude ética comportamental. Um dos princípios básicos do modernismo era rejeitar toda arquitetura anterior. Além da contribuição para a arte sacra, os arquitetos barrocos desenvolveram outros programas. Assim como o gótico, sua expressão típica eram as igrejas, as catedrais e os mosteiros – construídos em maior quantidade durante o movimento de Contra Reforma, em resposta à Reforma Protestante. Os arcos de ogiva, arcobotantes, abóbadas cruzadas e colunas estreitas ajudavam as construções a terem dimensões mais altas, mas ainda em formatos discretos e leves.
Estilos de arquitetura: Qual o seu?
É, de acordo com Le Corbusier, … O jogo sábio, correto e magnífico dos volumes reunidos sob a luz. Essa é uma disciplina teórica muito importante, pois dá ao estudante uma visão histórica da Arquitetura. Aqui, ele aprende como a ciência surgiu, seus pilares e evolução ao longo dos anos. Em geral, existem muitas atividades práticas, estágios, desenhos e conhecimentos históricos. Aliás, na Unopar, os acadêmicos são realmente preparados para o mercado de trabalho. Além de professores altamente capacitados, eles ainda têm acesso ao Canal Conecta — uma plataforma para impulsionar sua carreira.
Estilo Vitoriano: O Que é + 20 Exemplos na Decoração
Um projeto de arquitetura de museus é um projeto que visa criar espaços para exposições e preservação de artefatos históricos, culturais e científicos, incluindo museus, galerias, entre outros. Um projeto de arquitetura de parques temáticos é um projeto que visa criar espaços de entretenimento e lazer, incluindo parques temáticos, zoológicos, aquários, entre outros. Esse é um dos tipos de projetos de arquitetura mais comuns, em que o cliente apresenta suas necessidades e seus desejos e, de posse dessas informações, o arquiteto projeta uma ou mais possibilidades. Recentemente um novo tipo de arquitetura tem ganhado relevância no contexto contemporâneo, trata-se da neuroarquitetura. Essa disciplina aplica os conceitos da neurociência na arquitetura, com o objetivo de melhorar as respostas cerebrais aos espaços projetados.
Tem assim acesso a contactos de arquitetos e designers de interiores para proceder a uma obra destas. Esse profissional tem um campo de atuação interessante, pois costuma atuar em conjunto com outros arquitetos. Além disso, pode prestar consultoria para lojas de decoração e fábricas do setor. Os imóveis desses tipos planta de casa pronta para contruir de arquitetura têm muita luz e ventilação naturais. Imagine, por exemplo, uma casa italiana próxima à praia, com espaços amplos e bem arejados, aspecto limpo e sofisticado. A harmonia, a proporção e a simetria são muito valorizadas por esse estilo que é um dos tipos de arquitetura mais requintados e luxuosos.
Em apartamentos ou casas que se inspiram nesse estilo, majoritariamente neoclássicos (uma releitura do clássico), você vai encontrar pilares e mobiliários grandes. Os materiais mais usados são madeiras escuras, além de pedras nobres, como mármore, bastante utilizado em cozinhas e banheiros. Com origem na arquitetura greco-romana, especialmente nas civilizações da Antiguidade, esse tipo de arquitetura é sinônimo de riqueza de detalhes. Ao procurar um imóvel, normalmente, as pessoas priorizam aspectos funcionais, como a quantidade de exposição solar, o tamanho do imóvel em metros quadrados e a localização.
As disciplinas do curso de Arquitetura
As casas de arquitetura americana costumam ficar no meio do terreno, deixando as plantas e a natureza ao redor, abusam muito de fachadas brancas, colunas e terraços. Além disso, não é usual que essas casas tenham muros altos ou estejam grudadas em outras residências. São ideais para loteamentos ou condomínios fechados já que os muros baixos e o paisagismo dão a sensação de expandir o seu espaço. Agora que você aprendeu sobre todos os estilos de arquitetura, conheça também 10 incríveis obras de arquitetura famosas mundialmente e se inspire. Desde então, os arquitetos preocupavam-se mais com os diferentes tipos de públicos que habitavam os espaços por eles construídos. A arquitetura moderna não é apenas um movimento, mas um conjunto de escolas arquitetônicas.
Paisagismo é a área que cria espaços que harmonizam a interação do meio ambiente com o homem. O paisagista pode atuar com projetos de paisagens naturais e urbanas, como residências, comércios e locais públicos. Com início no século XVIII, esse estilo é considerado como o barroco levado ao exagero da ornamentação. Suas características são o excesso de adornos curvilíneos e os motivos decorativos que, ao invés de temas religiosos, são conchas, laços, flores e folhagens, pois essa arquitetura mais sofisticada sai do domínio clérigo e passa a compor palácios.