Arquitetura: a arte de projetar e construir espaços físicos
Nesse ramo, o trabalho inclui pensar tanto na arquitetura quanto na organização da infraestrutura e da mobilidade urbana. No entanto, mais do que simplesmente criar estruturas, ela pode ser um instrumento de transformação do mundo. Os padrões, ornamentação, o uso de concreto e mármore são alguns dos elementos mais utilizados no estilo clássico de arquitetura.
Os materiais mais usados são madeiras escuras, além de pedras nobres, como mármore, bastante utilizado em cozinhas e banheiros. Com início no século XVIII, esse estilo é considerado como o barroco levado ao exagero da ornamentação. Suas características são o excesso de adornos curvilíneos e os motivos decorativos que, ao invés de temas religiosos, são conchas, laços, flores e folhagens, pois essa arquitetura mais sofisticada sai do domínio clérigo e passa a compor palácios.
Por isso, é um estilo de design muito procurado por pessoas que moram perto do mar, já que possui muitas características litorâneas. Ao procurar um imóvel, normalmente, as pessoas priorizam aspectos funcionais, como a quantidade de exposição solar, o tamanho do imóvel em metros quadrados e a localização. Por outro lado, os tipos de arquitetura também impactam bastante vários aspectos da casa ou do apartamento. Esses novos elementos permitiram realizar edificações muito altas e ampliar as aberturas, as quais eram preenchidas com vitrais. Essa arquitetura é fortemente ligada ao catolicismo, de forma que seus vitrais, esculturas e muitos ornamentos possuem motivos religiosos e os principais exemplares desse estilo arquitetônico são as catedrais. A história da arquitetura acompanhou o desenvolvimento da sociedade, uma vez que surgiu da necessidade de organizar e adornar espaços sobretudo, os espaços urbanos.
Esse estilo pode ser facilmente adaptado, bastando adicionar aberturas e varandas, e ideal para casas de campo. Acolhedor e charmoso, o estilo de arquitetura mediterrâneo combina com climas quentes e tropicais (como temos majoritariamente aqui no Brasil), pois incorpora espaços amplos, varandas, terraços, telhados inclinados e beirais generosos. Está claro que arquitetos podem desenvolver diversos tipos de projetos, até mesmo conduzir e fiscalizar, se necessário, uma obra do começo ao fim. E se o que realmente te atrai é essa visão macro, talvez, você se encaixe no que é conhecido como “arquiteto generalista”. Nesta postagem, além de detalhar melhor algumas áreas da arquitetura, para aqueles que estão começando a ter uma melhor perspectiva dos tipos de arquitetos.
Arquitetura Islâmica
Neste tipo de arquitetura deve ser tido em conta as necessidades como estacionamento, áreas para o armazenamento de mercadorias, a circulação, o projeto projeto luminotécnico, entre outros. Além disso, é uma das grandes manifestações do intelecto humano , capaz de modificar o mundo ao seu redor e deixar sua marca. Em última análise, a tarefa fundamental de todo arquiteto projeto arquitetura é construir espaços mais agradáveis para habitar e transitar. Diversos tipos de projetos se enquadram nesse estilo, desde projetos de prédios de escritórios, hotéis, galerias, entre outros. Portanto abrange diversos tipos de projetos, podendo ser a construção de um prédio, a reforma de um local, a arborização de uma área, dentre diversas outras possibilidades.
Os estilos arquitetônicos são tendências estéticas que influenciam nas soluções arquitetônicas. Apesar de estarem intimamente conectados à aparência, eles são muito complexos, englobando questões políticas sociais e tecnológicas, além de representarem a história da humanidade. Entenda o que são os estilos arquitetônicos, como eles acompanham a evolução da sociedade e as diferenças entre estilos e tipos de arquitetura através dos tópicos. Enquanto a Europa vivia sua Idade Média, as civilizações originais da América experimentavam seus próprios avanços em várias áreas, incluindo a arquitetura. A maioria dos povos tinha uma arquitetura vernacular com técnicas e materiais locais, enquanto que algumas civilizações atingiram uma grande sofisticação em suas construções. Por exemplo, a arquitetura maia deixou diversos edifícios e cidades como Chichén Itzá.
Projetos corporativos
Planta baixa é um desenho técnico esquemático de um projeto de uma edificação feito a partir de um corte horizontal imaginário feito à 1,50 metros do piso. Os materiais mais utilizados na realização de construções gregas era, pedras, mármore, madeira e calcário. Já os romanos, utilizavam outros materiais por exemplo, mármore, areia, madeira, gesso, calcário, pedra, tijolos, cimento e ladrilhos.
Dos movimentos da arquitetura moderna, podemos citar a Bauhaus, Arts & Crafts, International Style e a Art Nouveau. Nesse momento, a arquitetura apresenta maior preocupação com a funcionalidade e com as causas sociais, em detrimento da estética. Muitos movimentos de vanguarda foram fundamentais para consolidar o novo conceito da arquitetura moderna, que muitas vezes, está associada ao design. A arquitetura medieval foi desenvolvida durante os séculos V e XV, donde os principais estilos foram o gótico, visigótico, paleocristã, moçárabe, mourisca, bizantino e românico. Mais que uma arte de criar e construir espaços físicos, a arquitetura tem um papel singular na sociedade. Além de dar acesso a vários conteúdos com referências e tendências do setor, nosso portal abre espaço gratuito para os arquitetos exporem seus projetos (reais e virtuais) e fazerem parte de uma rede com milhares de profissionais.
O que é um projeto residencial?
Essa especialidade é uma boa alternativa para quem curte o universo do design de interiores. Os profissionais que atuam nesse segmento criam mobiliários e objetos, seguindo as tendências de mercado e até mesmo realizando a customização de peças aos clientes. O high tech é muito usado em corporativas e construções comerciais, mas nada impede que seja utilizado em casa. O objetivo é criar um local mais clean e prático, com a opção de controlar a iluminação e o som pelo celular, por exemplo. Este projeto envolve diversos cálculos que devem ser conferidos para ter certeza da execução correta de tudo pois o estrutural é o maior responsável pela segurança. No projeto elétrico devem constar os circuitos elétricos e seus componentes, localização dos pontos de utilização, comandos, trajeto dos condutores, a carga de cada circuito e a carga total, entre outros detalhes.