O que é nerd? Origem da palavra e o que ela quer dizer hoje em dia
Os geeks são verdadeiros entusiastas da cultura pop, mergulhando em mundos fictícios com paixão e dedicação. Eles podem ser fãs ardentes de quadrinhos, aficionados por jogos de tabuleiro ou especialistas em ficção científica. A cultura geek celebra a criatividade, a imaginação e a comunidade. E, claro, não podemos esquecer do Riujin Animes, um blog que mantém os nerds atualizados sobre as últimas novidades no mundo dos animes e mangás
A troca de conhecimento com outras pessoas pode ser uma fonte valiosa de aprendizado e crescimento. Se você deseja desenvolver seu potencial nerd e se destacar em qualquer área, algumas dicas práticas podem ser úteis. Primeiramente, identifique suas paixões e interesses específicos e mergulhe de cabeça neles. Dedique tempo para estudar e se aprofundar nos assuntos que mais lhe interessam. Além disso, a inteligência nerd também se manifesta em habilidades sociais específicas, como a capacidade de analisar e interpretar comportamentos humanos e entender dinâmicas sociais complexas. Essas habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo do tempo, permitindo que os nerds se destaquem tanto no âmbito intelectual quanto no social.
Cupom KaBuM Primeira Compra: 7% Off
Ou seja, pessoas com uma certa dificuldade de se ajustar às normas da vida social, tímidas, cuja obsessão por um determinado assunto e inteligência avançada tornam difícil manter uma conversa corriqueira. Os filmes dos anos 90 já era possível ver a mudança de mercado muito antes de vários especialistas, se antes ser chamado de geek era uma coisa ruim, hoje vemos esses indivíduos da cultura nerd no topo da cadeia social. Ou seja, enquanto qualquer pessoa pode aprender uma fórmula matemática, ler um gibi de herói ou assistir a um filme no cinema, a paixão pelo conhecimento do nerd faz com que ele mergulhe fundo em seu tema de interesse. Não basta saber algo somente pela superfície, mas é importante estudar tudo o que gira em torno do tema em questão. Dessa maneira, a palavra passou a ditar especialmente pessoas, geralmente homens, com obsessão por algum assunto. Além disso, essa obsessão era relacionada a assuntos que exigiam um tipo específico, muitas vezes avançado, de conhecimento.
Entender (muito) sobre um universo
Mas foi apenas em 1960 que o termo nerd passou a ser usado de forma depreciativa, onde as pessoas remeteriam a mesma para quem tinha uma intelectualidade elevada, mas tinha problemas com a interação social. O termo teria sido usado para denominar os funcionários que atuavam no laboratório de tecnologia, que passam noites em claro a fim de realizar os projetos de modo mais rápido. Eles também podem ter uma maior capacidade de controlar a fadiga e se recuperar rapidamente, o que lhes permite funcionar com menos sono. Além do mais, de acordo com um estudo realizado por Robert Bolizs, da Universidade Semmelweis, pessoas muito inteligentes são propensas a sofrer de insônia. Essas pessoas apresentam uma maior atividade cerebral que não para quando vão para a cama.
Nerd e cultura pop
Ocasiões como uma conferência profissional ou ao conhecer novas pessoas são exemplos de momentos em que o melhor é ter a mente aberta e jogo de cintura. Basta usar roupas um pouco mais convencionais, ser socialmente neutro e se envolver com os outros. Para o público civil, trata-se só de mais um desenho aleatório na sua roupa, mas apenas um iniciado nesse mundo oculto de quadrinhos, filmes e jogos é que vai reconhecer aquilo que você traz em seu peito. E, quando vocês se cruzarem, vão apenas trocar um rápido olhar, um sorriso de canto e um breve aceno de cabeça para indicar que todos fazem parte desse mesmo universo geek. Seja com ciência, matemática ou mesmo cultura pop, o importante é dominar aquele universo e saber tudo o que for possível sobre ele. Você simplesmente não consegue pegar um gibi do Homem-Aranha e ler aquela história isolada.
Caso contrário, terá dificuldade em fazer parte do nosso círculo de amizade. Para se ter uma ideia, alguns nerds são bastante criteriosos quando decidem que uma determinada pessoa deve entrar ou não em seu grupo. Por isso, sempre estamos juntos, compartilhando as próprias gírias, siglas e termos.
Isso porque, a sigla para a área – nomeada Northern Electric Research and Development – forma NERD. Hoje em dia, a definição pode ser aplicada em outros contextos, como por exemplo a nerds de cultura pop, nerds de games ou nerds de história, dentre outros. O termo nerd já carrega mais de 60 anos de história e passou por diferentes interpretações e associações ao longo das décadas. Seja na área da tecnologia, da ciência ou do entretenimento, os nerds são responsáveis por grandes avanços e inovações. Isso ainda fez com que muitas das características dos nerds se tornassem desejadas por quem não faziam parte desse grupo. E um dos motivos para isso é que tais características sugeririam, a partir de então, que a pessoa era inteligente e com capacidades para ganhar o próprio dinheiro ou fazer fortuna.
Por serem dedicados de forma demasiada as suas atividades, os nerds acabam sendo excluídos socialmente. E devido a tal fato eles tendem a desenvolver comportamentos vistos como antissociais, pois, mesmo dispondo de muita inteligência, muitos deles têm dificuldades para lidar com outras pessoas. Essa curiosidade por diferentes temas nos permite adquirir conhecimentos nas mais diversas áreas. Da filosofia à política, passando pela ciência ou pela cultura, e embora o que você gosta, segundo a ciência, tenha a ver com seus genes e seu ambiente, o interesse por outros temas estimula nosso cérebro. Comic cons, feiras de jogos, encontros de fãs e até mesmo sessões especiais de cinema são algumas opções. Participar desses eventos é uma oportunidade única para se conectar com outros nerds, conhecer artistas, comprar itens colecionáveis e se divertir muito!
Eles adoram passar horas jogando jogos complexos, que exigem estratégia e raciocínio lógico. Além disso, os nerds também são fãs de RPG, um tipo de jogo em que os participantes assumem papéis de personagens e criam histórias em conjunto. Nerd é um termo usado para caracterizar uma pessoa muito dedicada aos estudos, que aparenta ter um grau intelectual avançado e não condizente com sua idade. Nerd caracteriza uma pessoa que dedica grande parte do seu tempo aos estudos e a atividades intelectuais, principalmente a tecnologia. Nerd é um termo usado para designar uma pessoa que possui excesso de intelectualidade. Esse indivíduo é muito dedicado aos estudos, gostando de aprender coisas novas e de aprofundar seu conhecimento.
Desde o início da popularização do termo, o apreço e a dedicação por um conhecimento específico era a base para a definição do nerd. Seja no domínio da ciência ao fanatismo pela cultura pop, saber tudo sobre um tema é que o costuma definir o que é ser nerd. Eles estão constantemente buscando soluções para os problemas do mundo, seja na área da saúde, do meio ambiente ou da tecnologia. Não se tem certeza da origem real dessa palavra, mas existem duas histórias bem curiosas sobre sua origem. A outra história é que a palavra era utilizada desde 1950, pelos estudantes da MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, para apelidar alguns colegas de “knurd” que é o inverso da palavra bêbado em inglês, “drunk“.
Na verdade, se ouvirmos a ciência, conversas interessantes e significativas mediam o nosso bem-estar psicológico, o que seria benéfico para todos. Segundo um estudo de Matthias Mehl, psicólogo e professor da Universidade do Arizona, pessoas que têm conversas mais profundas apresentam maior bem-estar físico e psicológico. Winston Churchill disse que “Boas conversas devem esgotar o assunto, não os interlocutores”. Não em todos os casos, obviamente, mas uma mente desperta tem preferência por conversas estimulantes e mais profundas. É verdade que muitas vezes fazemos passeios em grupos que já somos acostumados, seja para celebrar o Dia do Orgulho Nerd ou qualquer outra ocasião geek. Entretanto, não dá para dizer que somos pessoas isoladas ou que vivemos apenas por meio das interações nas redes sociais.
Um aficionado em história, por exemplo, pode se dedicar tanto a estudar o passado que é considerado um nerd de história. O mesmo vale, por exemplo, para um nerd de música, de futebol ou mesmo de academia, por mais que isso possa soar estranho. No Brasil, muito antes da popularização do termo estrangeiro, esse estereótipo era conhecido por CDF, sigla para Cabeça de Ferro.
Além disso, a tecnologia também possibilita a conexão com outras mentes nerds ao redor do mundo, promovendo a troca de ideias e o compartilhamento de experiências. Muitas mentes nerds possuem interesses amplos e conseguem adquirir conhecimentos profundos em diferentes domínios, como ciência, história, literatura, entre outros. A diversidade de interesses pode enriquecer ainda mais a inteligência nerd. Uma mente nerd geralmente possui uma curiosidade insaciável, uma paixão por aprender e explorar novos assuntos, além de uma capacidade excepcional de concentração e resolução de problemas complexos. Outro elemento que marca os nerds é a preferência deles por elementos da cultura, por exemplo, cinema, literatura, tecnologia, jogos de RPG, videogames, histórias em quadrinhos, ficção científica, coleções, entre muitos outros itens.