Dicas na Net Agora

Para a sua vida ficar mais fácil!!!!
Cidades e comunidades sustentáveis

Cidades e comunidades sustentáveis

Em Alagoas, o ONU-HABITAT realizou auditorias de segurança das mulheres em três dos bairros com maiores índices de violência letal da capital. Por meio da escuta ativa, foi traçado um retrato da violência nesses bairros e sobre como a vida dessas mulheres e suas famílias são afetadas. O Programa de Resiliência Urbana, iniciado em cooperação com a Prefeitura de Teresina, utiliza uma metodologia para a avaliação do perfil de resiliência da cidade e a proposição de políticas adequadas ao contexto da cidade. Além das ofertas de cursos regulares de graduação e pós-graduação, a Uninter também oferece cursos de extensão nas mais diversas áreas do conhecimento. Mais de 30 milhões de mulheres no Brasil são empreendedoras, e em nível econômico mundial, somos… Para fins de avaliação do progresso do país perante as metas do ODS, optou-se por considerar o horizonte até 2030 para seguir o compromisso internacional do Brasil com o marco SENDAI.

Endossada por órgãos internacionais de desenvolvimento urbano e prefeitos em todo o mundo, a cidade de 15 minutos se tornou um movimento global que tem inspirado outros municípios na França e no resto do mundo a fazerem mudanças parecidas. O Programa Cidades Sustentáveis se trata de uma agenda de sustentabilidade urbana que abrange questões sociais, políticas, ambientais, econômicas e culturais no planejamento municipal. Tomando os exemplos desses locais, observamos que é possível evoluir econômica e socialmente, em harmonia com a natureza para garantir a oferta de recursos indispensáveis para a qualidade de vida das próximas gerações. Cidades sustentáveis partem de esforços conjuntos entre governos, ONGs, iniciativa privada e cidadãos, que sugerem e aperfeiçoam soluções para o desenvolvimento sustentável. Qualidade de vida é um dos pontos fortes de Viena, que busca pela autossuficiência energética junto a soluções sólidas em moradia, segurança e transporte público. Com uma rede de transporte público eficiente e uma meta ambiciosa para o consumo energético até 2050 (2.000 watts per capita), a cidade ocupa a primeira posição da lista.

Mobilidade e acessibilidade

Dez anos atrás, a cidade de Barranquilla, na Colômbia, passou por uma estagnação econômica. Cerca de 43% dos moradores viviam na pobreza, muitos em condições de saúde precárias, sem confiança no setor público, expostos à criminalidade e à degradação ambiental. Os parques e espaços públicos existentes costumavam ser pouco utilizados e mal administrados, gerando poucos benefícios para as pessoas. Cada uma das cinco iniciativas finalistas, entre 260 inscrições de 155 cidades em 65 países, enfrentaram crises simultâneas em suas comunidades. Por meio de ações inovadoras voltadas aos moradores mais vulneráveis, as lideranças dessas cidades ajudaram essas populações a se tornarem mais resilientes, equitativas e bem preparadas para resistir a futuros abalos.

Planejando cidades para comunidades inclusivas

Cientistas desenvolvem sistema de obtenção de energia inspirado na fotossíntese

No transporte de qualidade, no saneamento de qualidade, no lazer, no esporte, na fruição da cultura, na saúde. Agora, a questão da habitação, do ponto de vista ambiental e da qualidade da moradia, é muito grave no Brasil. Há 10 anos trabalhamos na urbanização dessas áreas e temos conseguido excelentes resultados. Mas o processo é lento, porque é preciso discutir um plano de urbanização com a sociedade, com a participação das pessoas.

A escolha dos espaços contou com o apoio técnico das prefeituras e levou em consideração sua relevância para as cidades. A mobilidade urbana é determinante para a reprodução de privilégios e desvantagens, influenciando na circulação pela cidade, no acesso a serviços e a equipamentos públicos. O acesso das mulheres à moradia adequada e a uma cidade integrada e compacta são duas ações que podem aliviar as consequências da divisão sexual do trabalho e da ligação social e cultural das mulheres com o espaço doméstico, possibilitando que elas acessem alguns dos benefícios da urbanização. O acesso das mulheres à moradia adequada é fundamental não só para a realização das atividades diárias, mas principalmente para a promoção da autonomia em todas as áreas de suas vidas e efetivação de outros direitos.

Ou seja, o compromisso de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Cidade sustentável é aquela que adota uma série de práticas inteligentes para a melhoria da qualidade de vida da população, promovendo ao planta de casa mesmo tempo o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Ou seja, ao invés de promover um crescimento e consumo desordenado, adotam ações e programas de políticas públicas eficientes que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente.

Pós ENGENHARIA E ARQUITETURA DE SOFTWARE

A avaliação é realizada através da aplicação de questionários eletrônicos em dois momentos distintos. Posteriormente, a equipe realiza uma entrevista com uma pessoa usuária de cada espaço público. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta?. “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.”

A plataforma online da ReDUS viabiliza as atividades colaborativas (encontros, conexões, etc), organização das informações (sistematização, atualização, etc), visibilidade (veiculação, comunicação, etc) e registro (repositório de informações e boas práticas). Profissionais, gestores , acadêmicos, representantes de classe, do terceiro setor e da sociedade civil organizada e pessoas interessadas no tema, que formam, fortalecem e potencializam a “comunidade da ReDUS”. Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossanewsletter, não são conectadas às informações de navegação. A adoção e compartilhamento dos KPIs permitiu que que as métricas da cidade pudessem ser adotadas e comparadas com as de outras cidades, estabelecendo benchmarking de cidade inteligente.