Conheça as categorias de Carteira Nacional de Habilitação
Esta licença habilita o motorista a conduzir dois ou três veículos rotativos com ou sem reboque com mais de 50 cilindros. Além do ACC, que pode andar de moto, existem 5 tipos de categoria de carteira de habilitação. Caso a pessoa já possua a CNH C, D ou E e deseja adicionar a categoria A, também será preciso realizar o exame toxicológico.
O candidato deve ter no mínimo 45h de aulas teóricas, divididas entre direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica de veículos, legislação do trânsito e ética e cidadania. Depois das aulas, um exame teórico é aplicado para testar a absorção do conteúdo. Ela inclui habilitação para dirigir automóveis automóveis para até 8 pessoas e o peso tem que ser inferior a 3.500kg. Esses veículos podem ser desde táxis, vans, carros de aluguel, caminhonete, camioneta até outros utilitários que estejam dentro das regras. Para a condução de um veículo é necessário ser aprovado em um teste aplicado pelo DETRAN.
Para licenças de categoria B, elas podem ser adicionadas um reboque ou semi reboque. “A” Veículos automotores e elétricos, de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Uma dica do Gringo é pedir indicações de clínicas aptas a realizar estes exames nas próprias autoescolas que você entrou em contato.
Como obter a CNH da categoria D
Com a CNH B ainda é permitido acoplar reboques e semirreboques, desde que eles não excedam o peso ou lotação máximos explicados no parágrafo acima. Não há necessidade de ter a categoria c para mudar para a D, se vc tiver mais de 2 anos de categoria B e não tiver multa grave ou gravíssima pode mudar direto para a D. Agora em relação a legislação de Portugal fica difícil, rebaixar a carteira para mudar lá, ou se puder mudar direto para a categoria E aqui.
Ela permite que as pessoas conduzam veículos de duas ou três rodas, providos de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos. Confira o veículo que cada uma dessas categorias de CNH pode dirigir e outros detalhes sobre como obter, manter e renovar todos os tipos de carteiras de motorista. A CNH E é a categoria que permite ao motorista dirigir a maior variedade de veículos dentre todas que pontuamos acima. A carteira de habilitação D é uma das categorias que possuem mais pré-requisitos para dar início ao processo de admissão, ficando atrás apenas da CNH E.
Souza , enfatiza que o esporte adaptado deve ser considerado como uma alternativa lúdica e mais prazerosa, sendo este parte do processo de reabilitação das pessoas portadoras de deficiências físicas. Além disso, também é possível conduzir os ciclomotores da categoria ACC. Confira esses e outros detalhes sobre como obter, manter e renovar todos os tipos de carteira de motorista.
Categorias de Carteira Nacional de Habilitação: requisitos
A CNH categoria A é popularmente conhecida como “carteira de moto”, mas não apenas isso. O motorista habilitado nessa categoria pode conduzir veículos com 2 ou 3 rodas, com ou sem carro lateral, com mais de 50 cilindradas. Além disso, ele fica automaticamente habilitado para a permissão ACC. Para quem quer ou precisa dirigir micro ônibus ou ônibus, a categoria de CNH D é a responsável por te habilitar. Para conseguir esse título e poder guiar veículos com mais de oito passageiros, além do motorista, você precisa ter a permissão de conduzir todos os veículos das categorias B e C.
Além disso, assim como as categorias anteriores, para a obtenção da modalidade E, é necessário que o motorista não tenha recebido multas ou outras penalidades nos últimos 12 meses. Contudo, é exigido que seja aprovado em um curso de treinamento de prática para condução de veículos e situações de risco, de acordo com as normas do CONTRAN. Essa categoria engloba todas as anteriores, considerando veículos como trailers, lotações com mais de 8 passageiros, entre outros.
ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor)
Contudo, ao mesmo tempo, proíbe a condução de carro puxando trailer. Invista na compra de um veículo usado e tenha mais conforto pagando menos. Existem muitas opções boas comprar cnh de veículos usados no mercado, basta saber como escolher para não cair em golpes e problemas. Comente aqui conosco se ainda tem dúvidas e compartilhe com seus amigos.