Dicas na Net Agora

Para a sua vida ficar mais fácil!!!!
Construção sustentável: o que é? Veja como construir no Brasil

Construção sustentável: o que é? Veja como construir no Brasil

Ou seja, um material não se torna sustentável apenas por ser verde ou elaborado por elementos de matéria orgânica. Existem materiais tecnológicos que são igualmente ou até mais sustentáveis. Até pouco tempo atrás, os materiais usados na construção eram aqueles que estavam disponíveis, não tendo quase nenhuma preocupação sobre os riscos que o material poderia apresentar para a saúde das pessoas e para o meio ambiente. A obra sustentável permite que a empresa gere renda de forma ecologicamente correta. Afinal de contas, a economia não precisa ser uma inimiga do meio ambiente, e lucros e conservação ambiental não ocupam posições opostas, como geralmente se considerava há alguns anos. Conceber projetos habitacionais de baixo custo para melhorar as condições de vida da população de baixa renda.

Além dos impactos derivados do consumo de matéria e energia, existem aqueles relacionados à geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Par se ter uma ideia, aproximadamente 50% dos resíduos sólidos gerados, considerando-se todas as atividades humanas, provem da construção. Como vimos, uma construção sustentável resulta numa casa com melhor eficiência energética, maior longevidade e com melhor qualidade de ar no interior. Para que possa reforçar esse valor, as certificações que aprovam, ou classificam uma habitação ou edifício, como construção sustentável ajudam a promover essa mais valia no valor da construção. Ou seja, é mais caro a curto prazo, mas que a médio e longo prazo lhe trará um retorno com a poupança de energia, com um edifício mais saudável para si e com uma longevidade maior. Como vimos, é possível fazer uma construção civil sustentável e usufruir de diversos benefícios para a imagem da empresa.

Durante a obra, o Castelão seguiu critérios de sustentabilidade e eficiência energética, com adoção de medidas e equipamentos que promoveram redução de impactos ambientais, como o reaproveitamento de estruturas já existentes. Depois da inauguração, o espaço continua investindo na área, com a utilização de louças com menor consumo de água e descargas a vácuo, que contribuem para a redução do consumo de água potável. Uma construção consciente e sustentável, além de evitar todos os prejuízos que uma obra normal traria ao meio ambiente, pode diminuir o custo final do projeto e até o seu tempo de conclusão.

Quais são os dois grandes fatores da construção sustentável?

Para quem não tem muito espaço, ele se torna uma alternativa muito bacana e não tão complicada de colocar em prática. Os exemplos que mostramos podem auxiliar a construção a produzir melhor, com menos recursos e gerando menos impacto no ambiente. A indústria da construção representa 13% do PIB global, e emprega 8% da força de trabalho no mundo. No entanto, é marcada pela alta taxa de desperdício de materiais e pelos baixos índices de produtividade de sua mão de obra.

Uso de materiais

Porém, nem tudo são flores quando se fala em construção de prédios, estádios, pontes, hospitais, etc. Inúmeros fatores podem impactar negativamente o meio ambiente nos quais cronograma de obra excel as obras acontecem. Numerosos materiais de construção amigáveis ao meio ambiente surgiram no mercado para reduzir o impacto ambiental da construção civil e suas operações.

Dicas de como aproveitar a luz natural em casa

Além disso, é imprescindível a aplicação de materiais recicláveis e de menor impacto ambiental, como madeiras reflorestadas e tijolos de adobe, por exemplo. Certificação Leed – leadership in energy and environmental design [liderança em energia e design ambiental], é a certificação mais utilizada no mundo. Foi um grande passo para poder mudar a linha de ação dos governos mundiais sobre esses assuntos, colocando em foco a ecologia, sustentabilidade e pensamento em um desenvolvimento sustentável, consumir e produzir sem deixar de pensar na preservação do meio ambiente. “Sustentabilidade significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades.” .

Nas cidades industriais europeias, entre os séculos XVIII e XIX, houve ocorrências de inúmeras epidemias de doenças, o que gerou um alerta para os problemas habitacionais e para necessidade de se ter um plano de ocupação urbanística, com normas e leis. A construção sustentável depois de pronta deverá ter coleta seletiva e um local específico para acondicionar os resíduos recicláveis. Aos ocupantes ou proprietários caberá apenas desfrutar de uma construção saudável, ecologicamente correta e econômica.

2. Materiais, definições e diferenças entre sustentável e ecológico

Mas, felizmente, com todas as soluções que vimos neste artigo, esse número pode cair brutalmente com a aplicação prática de soluções sustentáveis de construção. Nós temos muita tecnologia, muita variedade de materiais e até de sistemas construtivos para mudar isso. De forma simples, construção sustentável é aquela que leva em conta como a obra e o edifício a ser erguido vão afetar o meio ambiente antes, durante e depois da construção. Ou seja, é construir de forma a poluir menos (ou não poluir nada) e que cause o menor impacto possível na natureza ao longo da vida útil do imóvel.

A adoção de projetos integrados, integração de equipes e uso de novas tecnologias como programas computacionais, técnicas gerenciais, simuladores em três dimensões,ajudam na previsão de problemas e soluções, minimizam imprevistos, geram menos incertezas, reduzem desperdícios de recursos, tempo e dinheiro. Uma obra que tem o selo de construção sustentável é aquela que segue várias diretrizes com foco na sustentabilidade e uso inteligente de materiais e recursos. Assim, a preocupação em usar a obra-prima de forma racional e potencializar o reaproveitamento de resíduos está sempre em primeiro lugar. Os materiais de vedação das paredes empregados no prédio permitem aos ocupantes ter um excelente isolamento térmico.