Dicas na Net Agora

Para a sua vida ficar mais fácil!!!!

Desenvolvimento Humano

Saiba sobre fertilidade aqui.

A gestação estuda todas as fases do desenvolvimento embrionário desde a fecundação, formação do zigoto até que todos os órgãos do novo ser estejam completamente formados. Também são consideradas as etapas anteriores à gestação do embrião, uma vez que influenciam no processo.

Fases do desenvolvimento embrionário Os eventos que ocorrem após a fecundação do óvulo e espermatozóide. A segmentação inicia-se quando o zigoto (ou ovo, o óvulo fecundado), que é uma única célula começa a se dividir em várias células, para formar o embrião. Estas células-filhas são, de início, iguais, mas em pouco tempo elas começam a diferenciar-se, para formar os vários tecidos e órgãos do novo indivíduo.

embriologia

Embrião é o produto da concepção do momento da fecundação até eight semanas de vida embrionária. Navegue pelo menu acima, escolhendo o estágio do desenvolvimento embrionário desejado ou caminhando fase a fase pelas setas. Em algumas horas, os pró-núcleos do espermatozoide e do óvulo fundem-se dando início ao desenvolvimento embrionário.

Hermafroditismo Entenda o que é hermafroditismo e sua importância reprodutiva para alguns seres vivos. Veja quais são os processos que ocorrem na fecundação do óvulo por um espermatozoide. Anexos embrionários Aprenda um pouco mais sobre os anexos embrionários, estruturas formadas durante o desenvolvimento embrionário a partir dos folhetos germinativos. Ovos e tipos de segmentação Conheça a relação existente entre os ovos e os tipos de segmentação clicando aqui!

embriologia

A junção do material genético de ambos os progenitores dá origem ao zigoto (designação do ovo fertilizado com 16 células), a génese do embrião. Quando o zigoto sofre várias divisões mitóticas e resulta num aumento significativo de células, dizemos que este processo denomina-se clivagem.

Geralmente, durante as divisões, há a formação de um maciço celular com algumas dezenas de células, denominado mórula. Progressivamente, o número de células aumenta, e há o surgimento de uma cavidade interna denominada blastocele, esta sendo preenchida de líquido sintetizado por algumas de suas células. A Embriologia estuda todas as fases e processos do desenvolvimento embrionário, desde os mecanismos de formação das células especializadas em reprodução , até a formação de todos os órgãos e o desenvolvimento completo do indivíduo. Em biologia e especificamente em embriologia, a blástula é o segundo estado de desenvolvimento do embrião dos animais, com mais de 64 células e uma cavidade central chamada blastocélio. Tipos de óvulos A classificação de acordo com o teor de reservas energéticas e segmentação da célula.

Células-tronco Compreenda o que são células-tronco, conheça seus diferentes tipos e entenda a importância dos estudos com essa célula para a Medicina. Fecundação humana Entenda como ocorre a fecundação humana, um processo em que o gameta masculino funde-se ao gameta feminino (ovócito secundário). Verifique aqui como é feita a classificação de animais de reprodução sexuada quanto ao native de incubamento dos ovos.

A última fase do desenvolvimento embrionário é a organogênese, onde ocorre a diferenciação dos tecidos e órgãos. O primeiro estágio dela é a neurulação, quando há formação do tubo neural, que se diferenciará no sistema nervoso central. A segmentação holoblástica, também chamada de total, apresenta divisões em todo o ovo. Na segmentação holoblástica igual, que ocorre em ovos oligolécitos, observa-se uma divisão que forma blastômeros que apresentam relativamente o mesmo tamanho. Já na segmentação holoblástica desigual, que ocorre nos ovos mesolécitos, observa-se a formação de células pequenas (micrômeros) no polo animal e células maiores (macrômeros) no polo vegetativo.

Estas células resultantes são embrionárias, denominadas de blastômeros, e tornam-se menores a cada divisão por clivagem que ocorre. Na ilustração abaixo inseminação artificial é possível perceber os vários estágios desta clivagem, o blastômero e outras estruturas também importantes que são formadas neste processo.

  • Células-tronco Compreenda o que são células-tronco, conheça seus diferentes tipos e entenda a importância dos estudos com essa célula para a Medicina.
  • Fecundação humana Entenda como ocorre a fecundação humana, um processo em que o gameta masculino funde-se ao gameta feminino (ovócito secundário).
  • Hermafroditismo Entenda o que é hermafroditismo e sua importância reprodutiva para alguns seres vivos.
  • Anexos embrionários Aprenda um pouco mais sobre os anexos embrionários, estruturas formadas durante o desenvolvimento embrionário a partir dos folhetos germinativos.
  • Veja quais são os processos que ocorrem na fecundação do óvulo por um espermatozoide.
  • Ovos e tipos de segmentação Conheça a relação existente entre os ovos e os tipos de segmentação clicando aqui!

Esse processo tem início quando o zigoto – uma célula única – começa a dividir-se em várias células para formar o embrião. As divisões mitóticas desse zigoto são chamadas de clivagem – fase em que forma duas células-filhas chamadas blastômeros. No começo, as células-filha são iguais, mas começam a tornar-se diferentes para formar, posteriormente, tecidos e órgãos diversos do indivíduo. A segmentação normalmente passa por duas fases, apesar de existirem diferentes tipos desse processo. Os mamíferos possuem ovos isolécitos e apresentam clivagem holoblástica rotacional, com presença do estágio de mórula.

Por volta da nona semana após a fecundação, o embrião mede cerca de 2,5 centímetros. Nessa fase há o surgimento das células ósseas nas cartilagens do embrião, iniciando o processo de ossificação. Nesse período, o embrião já tem aparência humana e passa a ser chamado de feto.

Clivagens Do Zigoto

Esse estágio ocorre ainda no oviduto, durante a migração do embrião para a posterior implantação no útero, já no estágio de blastocisto. A mórula dos mamíferos é apenas o estágio que contém cerca de 16 blastômeros (com 32 células já ocorre a formação do blastocisto), o que nos seres humanos é alcançado no quarto dia de gravidez. O estágio de mórula ocorre three a four dias após a fecundação, coincidindo com a entrada do embrião no útero.

O que é a mórula?

Mórula (do latim morula, diminutivo de morus, amora) é o primeiro estágio da embriogênese de alguns tipos de zigotos (célula resultante da união do gameta feminino e masculino), processo que ocorre logo após a fertilização, e este sofre sucessivas clivagens até a formação da blástula, passando pelo estágio de mórula.

Até se tornar um indivíduo multicelular, o zigoto passa por diversas transformações que caracterizam o período conhecido por desenvolvimento embrionário. Esse desenvolvimento inicia-se com a divisão do zigoto e a formação de várias células (blastômeros) em um fenômeno conhecido como segmentação ou clivagem. A mórula dos mamíferos consiste, então, de algumas células internas rodeadas por um número superior de células externas. As células internas originarão o embrião propriamente dito, enquanto que as células externas originarão os tecidos additional-embrionários. Portanto, esse estágio consiste na primeira diferenciação no desenvolvimento desses animais.

Cerca de três semanas após a fecundação, os principais órgãos do sistema nervoso, digestório e circulatório já começam a ser formados parto cesária e o coração começa a bater. Com cinco semanas, o embrião começa a desenvolver braços e pernas e a apresentar contrações musculares.

Mais detalhes sobre ultrassom 3d

Como se forma o embrião humano?

Ele se forma pouco depois do óvulo ser fertilizado pelo espermatozoide, quando os núcleos das duas células se fundem no processo chamado cariogamia. Em seguida, o zigoto passa por muitas divisões celulares (mitoses), originando muitas células que permanecem unidas e formarão o embrião.

Detalhes sobre cesariana