Horta Escolar
Reduzem o risco de inundações – a terra é capaz de reter a água da chuva no momento em que cai, aliviando as galerias urbanas sobrecarregadas pela baixa permeabilização do solo urbano. Reduzem as ilhas de calor – a inércia térmica da água presente nas plantas e a própria terra de cultivo faz com que a horta absorva calor, reduzindo as flutuações de temperatura. Siga as instruções de cada espécie em relação à profundidade e espaçamento entre as mudas.
Os alunos podem ainda ser estimulados a criar uma música ou montar uma peça de teatro que apresente o tema por eles escolhidos. Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.
Ao seguir as práticas recomendadas neste guia completo, você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente, reduzindo o uso de produtos químicos prejudiciais e colhendo alimentos saudáveis e saborosos. Comece sua jornada na horta sustentável hoje mesmo e desfrute dos benefícios de uma alimentação consciente e sustentável. A horta sustentável é uma prática cada vez mais popular entre aqueles que desejam ter alimentos frescos, cultivados em casa, de forma ecologicamente correta.
Estas são habilidades valiosas que os alunos podem levar para a vida além da sala de aula. Além disso, o cuidado com o jardim pode ser terapêutico e proporcionar um sentido de realização. O desenvolvimento da ciência trouxe muitosbenefícios, mas também produziu muitos malefícios. Ao mesmo tempoem que a indústria prosperou, a população aumentou e se concentrou, a poluição surgiu e atingiu níveis tão alarmantes que se tornou uma preocupação constante em nossas vidas. Tal aspecto levou a sociedade civil a se organizar e a estabelecer formas de defesa do meio ambiente e uma destas foi o desenvolvimento sustentável criado na década de 80.
Como foi dito no capítulo 8, a alimentação saudável nas escolas é primordial para introduzir os bons hábitos alimentares no indivíduo, no entanto, muitas dificuldades são encontradas pelo caminho, como por exemplo os alimentos industrializados e os inorgânicos. A construção de uma horta possui diversos benefícios para muitos envolvidos no processo construtivo do ambiente escolar, desde os alunos até mesmo a sociedade e a financiadora de alimentos para aquela unidade. tipos de plantas carnivoras Incorporar uma horta escolar ao currículo não apenas desperta o interesse dos alunos pela natureza, mas também os ajuda a entender a aplicabilidade prática do que aprendem em sala de aula. A construção de valores mais humanizados deve permear todo o processo educativo para que se crie desde cedo relações saudáveis com o meio ambiente e entre as pessoas. A Educação Ambiental tem muito a contribuir com o desenvolvimento intelectual, cognitivo e social do indivíduo.
Como faço para adubar minha horta de forma sustentável?
A Educação Ambiental representa uma ferramenta fundamental para estabelecer uma ligação mais estreita entre o ser humano e a natureza. Uma transformação social de caráter urgente que busque conforme Sorrentino (2005), a superação das injustiças ambientais e sociais na humanidade. A partir da década de 70 do século XX os debates sobre a questão ambiental aumentaram, surgiram os movimentos ambientalistas, que compreendiam a problemática ambiental como uma crise que já atingia toda a civilização frente à degradação ambiental. A partir da revolução científica o homem passou a se relacionar com a natureza de forma dominadora (BOFF, 1999; CARSON, 2010; DEAN, 1996; DORST, 1973; DRUMMOND, 1997; THOMAS, 1989). O modelo de desenvolvimento definido a partir da Revolução Industrial acarretou uma intensificação da destruição dos recursos naturais provocando reações e a organização de parcelas da sociedade em torno da preservação da natureza.
Diminuição do uso de agrotóxicos
Em aulas com este perfil observa-se [newline]que a educação ambiental além de estar presente nos projetos [newline]pedagógicos pode e deve ser abordada em todos os segmentos escolares envolvendo todas as disciplinas. Uma Educação Ambiental que não se volte tão somente para a dimensão ecológica, mas que estabeleça profundamente a conexão com a questão social. A utilização de agrotóxicos e outros produtos perigosos para o meio ambiente levaram a uma exploração excessiva e ao desgaste dos ecossistemas acarretando graves problemas ao meio ambiente (CRIBB, 2007, p. 7). A compostagem é uma prática essencial em uma horta sustentável, mas vale a pena destacá-la novamente. Ela reduz a quantidade de resíduos orgânicos descartados, ajuda a melhorar a qualidade do solo e fornece nutrientes essenciais para as plantas.
A Importância da Horta para o Meio Ambiente
¹Além disso, a horta pode proporcionar à escola um cardápio mais variado e, ao mesmo tempo, auxiliar nos custos e gastos habituais com fornecedores hortifrutigranjeiros. Assim, contribuímos para o meio ambiente e ajudamos na manutenção de um cardápio escolar rico em cores e sabores. A horta sustentável é um sistema de cultivo que utiliza práticas amigáveis ao meio ambiente, visando preservar os recursos naturais e promover a biodiversidade.