Dicas na Net Agora

Para a sua vida ficar mais fácil!!!!
O Mercado de trabalho e as suas novas tendências

O Mercado de trabalho e as suas novas tendências

Por isso, profissionais capazes de pensar em estratégias para as companhias por meio da estruturação e análise de dados estão sendo disputados a tapa no mercado. Formação acadêmica em exatas como matemática, estatística e física são diferenciais; além de experiências com BI, Analytics e Engenharia de dados. Com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, as empresas viram a necessidade de ter um profissional encarregado de administrar e avaliar todos os dados da companhia. O setor está em alta já faz alguns anos e passou por 2020 sem nem sentir a crise. A quarentena acelerou os processos de transformação digital que estavam nas listas de tarefas das companhias, assim como avançou os projetos voltados para segurança da informação e evitar crimes cibernéticos.

“O problema é que trabalhar de qualquer lugar é um privilégio específico dos trabalhadores de ‘colarinho branco’, então esse movimento pode agravar as desigualdades sociais”, diz o relatório de Webb. Um dos tópicos mais comentados no mercado de trabalho em 2022, foi a exigência de divulgar salários em vagas de emprego. Na Câmara dos Deputados aqui no Brasil tramita um projeto de lei que obriga as empresas a informar a faixa salarial na divulgação das vagas de emprego. Continue lendo esse post para entender as tendências de mercado e quais são as profissões que estarão em alta no próximo ano. De acordo com um estudo Guia Salarial 2023, da consultoria Robert Half, 47% das empresas pesquisadas esperam abrir novas vagas de emprego no próximo ano e apenas 4% não vão fazer contratações em 2023.

Para lidar com as mudanças é necessário chegar até os clientes por vias sociais, de forma mais despojada e informal. Assim, WhatsApp e redes sociais tomaram a liderança das principais investidas mercadológicas desse ano. Essa flexibilização pode ajudar no controle dos recursos da empresa e dar oportunidade de trabalho para profissionais que prefiram esse modelo de trabalho ou que ainda não conseguiram retornar ao mercado como CLTs.

As tendências do mercado de trabalho e as profissões em alta atualmente

Soft Skills

O mercado exigirá cada vez mais profissionais habilitados para a criação e manutenção de verdadeiros impérios online, com layouts surpreendentes, organização impecável e bastante intuitivos. Atrelado ao pensamento crítico, será necessário para o futuro do trabalho que as pessoas entendam como funciona o raciocínio baseado em dados, além de apresentarem domínio em ferramentas que proporcionam essas análises. Além disso, é necessário desenvolver algumas competências socioemocionais. As instituições de ensino continuam sendo importantes para a construção de uma carreira, mas o protagonismo na evolução dela fica por conta do profissional. O que estamos querendo dizer é que a formação não pode ser originada de uma única fonte, pois está em constante mudança. Um elemento muito interessante dessa modalidade de se montar uma empresa é que a formação de equipes remotas permite que os profissionais fisicamente distantes se unam em escritórios virtuais.

No entanto, é válido ressaltar que ainda existe uma série de desafios a serem superados no cenário brasileiro, onde o desemprego ainda é marcante. Mercado de Trabalho é um conceito que relaciona vagas de emprego e pessoas que buscam por essas oportunidades. Estão incluídos tanto cargos abertos em companhias públicas quanto privadas, de todos os portes e áreas de atuação estabelecidas. De forma geral, o mercado de trabalho é a interação entre mão de obra e empregadores. Entender o funcionamento e para onde caminha o futuro do mercado de trabalho é uma das principais preocupações de jovens recém-formados que buscam o primeiro emprego, e até mesmo de quem deseja redirecionar sua carreira.

Profissões em alta 2021: conheça quais são as tendências

Para isso, é necessário que os profissionais do futuro estejam cientes de todos esses cenários e tendências, pois é preciso prepará-los. A crise sanitária mundial impactou não somente no modo como o trabalho pode ser executado, mas também na reformulação e no surgimento de novas profissões, bem como no grande crescimento da busca de profissionais de determinadas áreas. Com relação às competências profissionais, o mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais as habilidades pessoais, chamadas soft skills.

Uma ótima saída é atrelar treinamentos a plataformas que colaboradores já usam no dia a dia. Para fortalecer os talentos que já estão na empresa, tornando-os mais produtivos e realizando um trabalho de qualidade para que a organização tenha maior vagas de emprego competitividade no novo cenário que está se formando. Para esse modelo continuar dando certo, é preciso que os profissionais adotem métodos de organização de suas atividades, para continuarem sendo produtivos, mesmo trabalhando home office.

Isso inclui profissionais de saúde, cuidadores, planejadores financeiros e especialistas em políticas públicas. A crescente preocupação com a privacidade e a proteção de dados pessoais impulsiona a demanda por especialistas nessa área. Eles são responsáveis por garantir a conformidade com as leis e regulamentações de privacidade e proteção de dados, bem como o gerenciamento seguro das informações dos clientes. Com um maior foco na saúde mental e bem-estar, há uma crescente demanda por profissionais que possam ajudar as pessoas a gerenciar problemas emocionais, mentais e comportamentais. Isso inclui psicólogos, terapeutas e conselheiros, bem como profissionais de bem-estar no local de trabalho. No entanto, o surgimento de novas ferramentas tecnológicas demanda empregados preparados e capacitados para administrá-las.

Tecnologia

Mesmo passando por uma severa crise econômica, o setor lojista digital em geral (com ênfase nas áreas de eletrônicos, alimentos e cosméticos) cresceu absurdamente durante a pandemia. Considerando o cenário atual em que vivemos, isto é, com os efeitos econômicos e sociais da pandemia de coronavírus, as profissões que estão em alta na crise são as relacionadas a seguir. Dessa forma, como a área de Tecnologia da Informação também foi extremamente beneficiada com o aumento da digitalização das empresas no Brasil, fica cada vez mais difícil encontrar bons profissionais de TI desempregados.