Smartphones, Como Tudo Começou
Hoje são diversas companhias que brigam por uma fatia no mercado, o que contribui para cada vez mais termos aparelhos eficazes e com preços competitivos. Apesar de pesar 397 gramas, ter somente 8MB de memória e um visor monocromático, este aparelho foi o primeiro smartphone comercializado. Um dos primeiros celulares estilosos, que combinava leveza e dimensões enxutas, com funções básicas de um celular atual. Este aparelho foi uma das primeiras tentativas de comercializar um smartphone viável. O Simon só foi vendido nos Estados Unidos e ficou conhecido por não apresentar botões físicos. Utilizava um visor sensível ao toque e uma caneta stylus opcional para navegar entre as funções.
Com a nova versão do Android, os usuários podiam navegar entre diferentes telas, algo bastante comum nos dias de hoje. O lançamento do Galaxy S3 não decepcionou os fãs da Samsung, oferecendo um design mais polido e estabelecendo o Android como um dos sistemas mais utilizados pelos usuários em todo o mundo. Para se ter uma ideia, foi nesse período que o WhatsApp começou a ganhar fãs aqui no Brasil.
No processo de evolução dos celulares, o contorno do milênio marca o avanço das velocidades de transmissão e acesso às informações contidas na web. O novo conceito, então, começa a apresentar algo semelhante ao que possuímos atualmente, nos anos 2020, porém com suas limitações de funcionalidade. Na linha do tempo, essa evolução do celular também merece destaque, pois aqui as funcionalidades que o aparelho proporcionava começavam a extrapolar as limitações iniciais.
Primeira Ligação
Foi através do Motorola DynaTAC que um engenheiro realizou a primeira ligação feita por um celular. Do protótipo desse modelo, a Motorola desenvolveu uma trajetória de inovação e ousadia que marcaria o planeta. Em 1973, outro engenheiro da Motorola faria a primeira ligação pública feita com um aparelho móvel e desde então, uma corrida incrível por tecnologia e praticidade tomou forma. São bem grandes as chances de o design dele ser ocupado, em sua maior parte, pela tela sensível ao toque. A sociedade moderna sempre pareceu ter um pouco de obsessão por tecnologia. Mas nenhum dispositivo isolado teve tanto impacto no mundo quanto o celular móvel.
Um ano depois, o Galaxy Note 8 inaugurou o conjunto de câmeras com dois sensores na Samsung. Fazendo clara alusão à concorrência, a gigante sul-coreana destacava a possibilidade de “capturar retratos nítidos” com o conjunto. O primeiro modelo da linha S com mais de uma câmera foi o Galaxy S9 Plus. Enquanto a Samsung dava mais destaque à tela diminuindo as bordas do Galaxy S8 em 2017, a Apple radicalizou com o polêmico notch para conseguir aumentar a imersão no display do iPhone X.
Com o sucesso dos smartphones de tela grande, o iPhone, mais uma vez, chega com uma nova versão em dois tamanhos de tela diferentes. Mas ainda nada de câmera frontal ou tela maior, e o visual ainda era bem parecido com os primeiros modelos lançados. Quando o assunto são os celulares atuais, para além da disputa de preferências, a verdade é que temos verdadeiros minicomputadores à disposição. As funcionalidades e praticidades atreladas ao uso desses aparelhos os tornaram basicamente indispensáveis.
Nos anos seguintes ao primeiro celular, a tecnologia foi se aprimorando rapidamente, permitindo que em 1992 surgissem os primeiros celulares produzidos em massa e destinados ao público consumidor. Lembrando, que antes, os celulares possuíam câmeras VGA e não eram com mega pixels, como conhecemos atualmente.
Em 1996 a Nokia decidiu entrar neste mercado e chegou com o Nokia 9000, seu primeiro smartphone e que começou a ganhar espaço no mercado. A Samsung não fez grandes mudanças entre os modelos Conserto de celular Cascavel S4 e S5, acertando e errando tanto na construção dos aparelhos quanto nas suas funcionalidades. Porém, o S6 já trazia mudanças que permanecem até hoje em diferentes smartphones da marca.
Além disso, ele ainda era bem pesado, um “tijolão”, como foram apelidados os telefones móveis mais antigos. A primeira unidade desse aparelho foi vendida antes mesmo de existirem os planos de celular.