GP: Como economizar na decoração? Passo a passo
Economizar na decoração não é muito fácil, mas também não é impossível. Especialmente se você for do tipo de pessoa apaixonada por itens decorativos, essa tarefa pode ser um pouco prolongada, mas, com determinação, poderá ser bem executada.
E nós, como amantes da decoração, fizemos este conteúdo com dicas valiosas para lhe ajudar a economizar na hora de mudar a aparência nos mais diversos cômodos da sua casa. Acompanhe para saber mais!
Passo a passo para economizar na decoração
Abaixo selecionamos as principais dicas, divididas em tópicos a serem seguidos sucessivamente, para você começar a pôr a mão na massa hoje mesmo. Veja:
1- Tenha um ponto de partida: Escolha o tema para a sua decoração
Antes de qualquer coisa, é preciso que você tenha um excelente e bem definido ponto de partida. Afinal, não adianta olhar para todos os ambientes da sua casa e simplesmente pensar que eles “devem mudar”, sem saber exatamente o quê.
Por isso, o nosso conselho número um para economizar na decoração é justamente apostar em algum tipo de tema ou objetivo.
Mas o que isso quer dizer na prática? Nós vamos lhe explicar:
- Primeiro, você deverá escolher um tema amplo. Algumas sugestões: minimalismo, tumblr, clássico, contemporâneo, etc.
- Depois que você escolher o estilo, você deverá apostar em uma paleta de cores condizente. Por exemplo, no caso do minimalismo você pode optar por cores mais cleans, como branco, cinza e bege. Já na decoração tumblr, cores em tons pastéis são bem-vindas.
- Escolha os tópicos da sua decoração: No caso do minimalismo, por exemplo, foque em funcionalidade e conforto, sem excessos. Já na decoração tumblr, invista em toques especiais na decoração, como plantinhas em vasos diferentes, almofadas divertidas, entre outras possibilidades.
Depois que você traçar o seu ponto de partida, será muito mais fácil seguir cada uma das recomendações que você verá abaixo.
2- Faça uma “limpa” e venda o que não é mais útil
Depois que você já souber exatamente quais serão os temas e as cores de cada cômodo, é hora de fazer uma faxina profunda nas suas coisas.
Assim você poderá retirar objetos decorativos que não se encaixam dentro do que você estipulou.
Faça um verdadeiro pente fino no ambiente, removendo desde as menores coisas e menos visíveis, até aquelas que verdadeiramente não combinam mais com o espaço.
A partir disso, você poderá dividir estas coisas em duas categorias:
- Produtos para vender: Se você tem peças decorativas interessantes ou até mesmo alguns tipos de organizadores ou móveis em bom estado, venda-os em lojinhas específicas ou use a internet e o marketplace das redes sociais para isso. Afinal, dessa forma você já irá juntar um pouco de dinheiro para investir nos itens novos, mais tarde.
- Doe para quem precisa: Lembre-se que, além de vender uma parte, você também pode doar as peças em bom estado para quem realmente precisa. Por exemplo, se você tem uma cadeirinha de bebê em casa que não usa mais, que tal doar para uma futura mamãe carente? Assim você estará ajudando outra pessoa e, ao mesmo tempo, renovando os ares e as energias do seu lar!
3- Faça peças decorativas artesanais
Depois que a limpeza for feita e você perceber que há muitos novos espaços disponíveis nos cômodos da sua casa, é hora de economizar na decoração colocando a mão na massa, de fato!
Afinal, não existe nada mais prazeroso do que produzir peças decorativas para o nosso lar, com as nossas próprias mãos, não é mesmo?
Aqui você poderá usar materiais reciclados para preparar novos organizadores, quadrinhos, porta controle remoto ou canetas, enfim. Deixe a sua criatividade fluir, use plataformas como o Pinterest para se inspirar e faça diversas peças lindas para dar aquele toque especial na sua casa.
4- Faça as suas almofadas para sofá artesanais
Se você tem um sofá grande na sua sala, e quer renovar o ambiente sem ter que comprar um móvel novo, que tal apostar novamente no artesanato?
Você poderá fazer suas almofadas com tecidos para sofá gastando muito pouco! Assim você investe em almofadas super fofas, diferentes, nas cores e texturas que você desejar e do tamanho que for mais confortável para você e sua família.
No YouTube, por exemplo, você encontra diversos tutoriais em vídeo para você criar as suas almofadas artesanais para sofá sem nem ter noção de costura.
5- Invista em itens usados para inovar
Lembra do dinheiro que você conseguiu juntar quando vendeu os itens decorativos que não cabiam mais no estilo de decoração que você escolheu? Pois bem! Chegou o momento de usá-lo para investir em novas peças.
Mas como economizar na decoração dessa forma? Simples: invista em itens também usados. Nas mesmas lojinhas que você vendeu as suas coisinhas você poderá encontrar possibilidades em bom estado e super interessantes para compor a sua casa.
Considere sempre o ponto de partida, as cores e o tema, e escolha itens que cabem no seu bolso e não encareçam tanto as suas compras. Temos certeza de que você fará um bom negócio!
6- Mude a disposição dos móveis para algo mais funcional
Às vezes, a decoração da sua casa poderá ser mudada de maneiras sutis e simples, sem ter que adquirir muita coisa nova. E se você já seguiu os passos anteriores, certamente irá amar essa possibilidade de economizar na decoração.
Estamos falando das mudanças dos móveis. Sim, pode parecer algo extremamente sutil, mas lhe convidamos a experimentar para perceber o quanto a mudança é capaz de impactar no ar e na decoração do espaço.
Se a sua cama está sempre com a cabeceira embaixo de uma janela, que tal mudar a direção? Decore de uma forma que tudo saia da “mesmice” e observe o poder que as pequenas e sutis mudanças proporcionam para o ambiente – e para a vida.
7- Dê atenção para a iluminação
Lembre-se sempre de que a iluminação faz toda a diferença na sua casa. E uma das formas de economizar na decoração é justamente investindo em iluminação natural.
Mas como fazer isso se não podemos mudar a posição das janelas e portas das nossas casas? Bom, existem alguns “truques” que podem ajudar, como por exemplo:
- Posicionar espelhos de modo estratégico para que reflitam a luz do sol para dentro dos cômodos; e
- Trocar as cortinas para opções de voal e mais leves, aumentando a entrada da luz ao longo do dia.
Estas pequenas mudanças já deixarão a sua casa muito mais aconchegante e receptiva.
Experimente as nossas dicas, comece a economizar na decoração e depois nos conte os resultados!